Arquivo do blog

sábado, 6 de julho de 2013

FICHAMENTO 2: GESTÃO DE TECNOLOGIAS NA ESCOLA

FICHAMENTO: GESTÃO DE TECNOLOGIAS NA ESCOLA (PP 1-11)
ALMEIDA, Maria Elisabeth Bianconcini. Gestão e tecnologias na escola. Gestão Escolar e Tecnologias. Formação de Gestores para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação. Boletim 2002. Disponível em: http://moodle.mec.gov.br/unb/file.php/8/moddata/data/104/119/839/_Texto_6_Almeida_Beth_-Gesta_o_de_tecnologias_na_escola.pdf (acesso em 05/07/2013).

Resumo:
As tecnologias de informação e comunicação eram utilizadas nas escolas apenas no âmbito administrativo, porém com os avanços tecnológicos e a facilidade de acesso à internet, elas passaram a fazer parte do ensino de forma geral, sendo aplicadas em sala de aula, bem como criando uma comunidade escolar mais integrada e participativa.
As TIC podem facilitar a comunicação entre educadores, pais, membros da comunidade, gerando troca de experiências. Segundo a autora existe uma necessidade da formação de todos os profissionais que atuam na escola levando em consideração a importância de incorporar as TIC na pratica pedagógica, envolvendo os gestores nessa atividade.
É preciso à disponibilidade de ambientes virtuais para se desenvolver trabalhos de acordo com a realidade da escola, estimulando a discussão de temas de interesses comuns. O texto descreve também como o ProInfo realizou o projeto para a formação de gestores de escolas públicas para a incorporação das TIC na escola.
2) Citações principais do texto:
“Há que se empregar nas ações de hoje todos os recursos disponíveis, inclusive as TIC, tendo em vista a criação de comunidades colaborativas, que propiciem a criação de suas próprias redes de conhecimentos, cuja trama ajuda a construir uma sociedade solidária e mais humanitária”(...) (p.2).
“Assim, as TIC podem ser incorporadas na escola como suporte para: a comunicação entre os educadores da escola, pais, especialistas, membros da comunidade e de outras organizações; a criação de um fluxo de informações e troca de experiências, que dê subsídios para a tomada de decisões; a realização de atividades colaborativas, cujas produções permitam enfrentar os problemas da realidade; o desenvolvimento de projetos inovadores relacionados com a gestão administrativa e pedagógica; a representação do conhecimento em construção pelos alunos e respectiva aprendizagem” (p.3).
“A superação da dicotomia entre o pedagógico e o técnico-administrativo, instalada na cultura escolar, encontra eco em concepções educacionais que enfatizam o trabalho em equipe, a gestão de lideranças e a concepção e o desenvolvimento do projeto político-pedagógico da escola, tendo em vista a escola como organização viva que aprende empregando todos os recursos disponíveis, entre os quais as TIC” (p.4).
(...)“o papel do gestor não é apenas o de prover condições para o uso efetivo das TIC em sala de aula, e sim que a gestão das TIC na escola implica gestão pedagógica e administrativa do sistema tecnológico e informacional” (p. 5).
O uso das TIC na gestão escolar permite: registrar e atualizar instantaneamente a sua documentação; criar um sistema de acompanhamento e participação da comunidade interna e externa à escola por meio de ambientes virtuais; definir metodologias de avaliação adequadas e compatíveis com critérios democráticos e participativos; trocar informações e experiências com a comunidade, identificando talentos e potencialidades que possam contribuir com a evolução conjunta de problemáticas tanto da escola como da comunidade; discutir e tomar decisões compartilhadas” (p.7).
3) Comentários (parecer e crítica):
A gestão de tecnologias na escola se bem aplicadas auxiliariam todos da comunidade escolar, mas não é possível que a TIC por si só funcione como acelerador de mudanças. Essas mudanças devem surgir de formações continuada e de interações entre os membros da comunidade escolar, tornando esses membros capazes de integrarem o domínio dos recursos tecnológicos com a realidade em que atuam, além de levarem em consideração a prática pedagógica.
A formação continuada é necessária para tornar educadores e gestores mais familiarizados com os aspectos tecnológicos, mas outros problemas como a disponibilidade de equipamentos e materiais, a falta de ambientes virtuais, condições físicas, entre outros, dificulta o uso pedagógico das TIC.
Os ambientes virtuais promovem a troca de experiência e informações, dando liberdade aos seus participantes de criar situações, identificarem e discutirem problemas, expressar ideias, compartilhar, favorecendo um ambiente de aprendizagem.
É indispensável a formação dos profissionais atuantes na escola, mas sobretudo a existência de uma maior colaboração entre eles. Os gestores precisam estar mais envolvidos com as necessidades de seu grupo, coordenadores precisam se propor a auxiliar, e a parte administrativa deve integrar-se as necessidades do grupo. Ou seja, as melhorias esperadas com o uso das TIC na escola necessitam ultrapassar a esfera pedagógica e atingir a escola como um todo, portanto se faz necessário o envolvimento dos gestores, para não restringir a TIC à sala de aula, mas ampliar seu uso efetivo.
Ao gestor cabe assumir o seu papel de liderança da instituição, delegando funções a sua equipe que levem a uma participação escolar tanto pedagógica como administrativa, incorporando assim as TIC as suas práticas.

4)Questionamentos (questões levantadas e dúvidas):

Para que se tenha uma escola amplamente associada às TIC é preciso que haja a criação de oportunidades, mas também estar atento à realidade de cada escola e as necessidades coletivas de seus membros, utilizando seus recursos disponíveis. Portanto será possível modificar a escola atual em um espaço realmente integrado e capaz de gerar conhecimentos e informações, sem a articulação de toda a comunidade escolar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário